SC sugere que CMC desenvolva aplicação para smartphones semelhante à FixCascais
- amfmorais3
- 15 de abr. de 2021
- 2 min de leitura
2ª parte da intervenção inicial do vereador José Manuel Silva na Reunião de Câmara de 12 de abril de 2021

Muita gente neste concelho se queixa do lixo e dos monos que não são devidamente recolhidos, de contentores que não são devidamente limpos, de uma cidade suja e mal cuidada. É certo que estamos em ano de eleições e, portanto, um ano em que tudo melhora um pouco, para ver se o povo esquece o que não foi feito nos três anos anteriores.
São bem conhecidas as dificuldades de contacto das pessoas com a Câmara Municipal, o que muitas vezes as desincentiva de informar, sugerir e reclamar, num processo que em muito poderia ajudar à boa governação da Câmara e à limpeza e à manutenção da cidade.
Já aqui falámos nesta questão quando apresentámos a estratégia CulTec para Coimbra, a propósito do bom exemplo de Boston. Infelizmente, Coimbra é ainda muito incipiente, e não devia sê-lo, na utilização das novas tecnologias.
Hoje queremos propor, formalmente, que a Câmara de Coimbra copie o bom exemplo de Cascais, e de outras Câmaras, e desenvolva uma aplicação para smartphones semelhante à FixCascais, por exemplo, onde também podem ser disponibilizadas informações de todo o tipo, nomeadamente de eventos.
A FixCascais integra-se numa política de cidadania responsável, em que cada cidadão, residente ou visitante, é convidado a dialogar e a ajudar a Câmara a melhorar o seu território, reportando diferentes tipos de situações em espaços públicos, como calçadas ou estradas danificadas, sinalização de trânsito mal colocada ou avariada, necessidade de limpeza de ruas e outros espaços, combinar a recolha de monos, etc. A participação de situações é simples e pode ser feita na aplicação, disponível em versão android e IOS.
Mas também é necessário intensificar a recolha de lixo, estender a recolha de monos aos fins de semana, quando as pessoas estão mais disponíveis, facilitar o contacto, que não pode ser apenas por um telefone fixo e em horário de expediente, desenvolver campanhas de sensibilização, informar melhor os munícipes do serviço de recolha de monos e monstros, disponibilizar espaços adequados, em locais devidamente preparados, para depósito destes materiais, além da recolha à porta, e que notificações feitas pelos motoristas dos veículos de recolha de resíduos, relativamente a locais onde são necessárias recolhas extra de resíduos ou alguma outra intervenção, desencadeia uma ação imediata no dia seguinte.
Pode ler a 1ª parte da intervenção inicial do vereador José Manuel Silva aqui.
Pode ler a 3ª parte da intervenção inicial do vereador José Manuel Silva aqui.
Comments