Localidades de Almalaguês ainda sem saneamento, a saber Portela do Casal Novo, Casal Novo, Abelheira, Braçais e Trêmoa
Os conimbricenses residentes no Casal Novo, Portela do Casal Novo, Abelheira, Braçais e Trêmoa, freguesia de Almalaguês, continuam privados de um dos direitos tido como 'inquestionáveis', após o 25 de Abril, ou seja, ter água e saneamento nas suas casas.
Estes munícipes estranham, e nós também, que, no século XXI, 46 anos depois de Abril, esta situação continue. O movimento Somos Coimbra já levou este problema a uma reunião da Câmara, em 2018, mas nada aconteceu entretanto.
Alegadamente, a Águas de Coimbra tem um estudo de avaliação para a viabilização da instalação de saneamento nas povoações em referência, porém, este investimento só será realizado se existir um ponto de entrega - a ETAR de Vale de Açor, a construir pela Águas do Centro Litoral (Grupo Águas de Portugal), um investimento público que nunca mais é concretizado, não tendo sequer custos muitos elevados.
Lamentavelmente, a Câmara Municipal de Coimbra não é capaz de exigir que esse investimento seja feito, continuando o concelho de Coimbra a ser preterido face a outros concelhos, por falta de intervenção e interesse político do PS de Coimbra.
Face às distâncias e orografia, também se equaciona um tratamento localizado para algumas das localidades (lagoa de macrófitas ou ETAR compacta), mas nada avança, nada é resolvido.
Curiosamente, estes munícipes pagam a taxa fixa de saneamento, o que apenas lhes dá direito a dois vazamentos de fossa, por ano.
Se este munícipes penalizassem fortemente o PS nas próximas autárquicas, talvez alguma coisa mudasse, para melhor.
Comentários