Boletim #28 (26 de junho de 2020)
Somos Coimbra sugere um Centro Intermodal de Transportes em Coimbra
Somos Coimbra sugere um Centro Intermodal de Transportes em Coimbra
A central de camionagem na Fernão da Magalhães, sob a gestão da Transdev, representa um dos principais portões de entrada em Coimbra, para estudantes, visitantes e turistas, mas que a todos nos envergonha pela falta de condições mínimas de espera em conforto. A exiguidade do espaço e a consolidação do espaço envolvente não lhe conferem capacidade de ampliação ou de interligação com outros serviços de transporte, pelo que é absolutamente premente criar uma infraestrutura pública que sirva de Centro Intermodal de Transportes.
Não é compreensível que cidades como Viseu consigam transformar a velha central municipal de camionagem num centro de Mobilidade e de Transportes, investindo 4,5 milhões de euros, e que Coimbra, que responde a um conjunto alargado de interligações interurbanas e serviço expresso, se continue a condicionar aos interesses e exigências dos privados e na incompetência da Câmara.
É certo e incontornável que a cidade precisa de um Centro Intermodal de Transportes, pelo que o Somos Coimbra propõe que a Câmara Municipal de Coimbra (CMC), independentemente dos ciclos eleitorais, eleja esta proposta como a obra prioritária para os próximos dois anos. O Somos Coimbra já propôs o agendamento da proposta ao Executivo. No entanto, o expectável é que a coligação PS-PCP faça o habitual veto de gaveta, à semelhança do que tem feito com as imensas propostas apresentadas pelo Movimento.
Aumento do absentismo na CMC
Na CMC, de 2018 para 2019, as faltas por doença aumentaram 2,2% e as faltas por acidentes em serviço aumentaram 44,94%. No total, o absentismo aumentou 3,78%, o que é muito preocupante e devia ser objeto de cuidada e profunda análise. Tal como foi referido pelo vereador José Manuel Silva, na última Reunião de Câmara, o descontentamento e a insatisfação no trabalho podem ser causa de depressão e absentismo em pessoas suscetíveis.
Dessa forma, o Somos Coimbra sugeriu à vereadora dos recursos humanos para prestar mais atenção a estas matérias e voltou a dirigir uma mensagem de “esperança num futuro melhor” aos trabalhadores da CMC.
Somos Coimbra e Souselas e Botão inovam com transmissão online da Assembleia de Freguesia
O Somos Coimbra considera que todas as reuniões públicas dos órgãos autárquicos devem ser transmitidas em direto e ficar disponíveis para quem as queira visualizar. Nessa linha de pensamento, o Somos Coimbra tem proposto insistentemente que as reuniões do executivo Camarário sejam transmitidas online, o que é obstinadamente recusado pela medrosa maioria PS-PCP.
De forma a dar o exemplo e a mostrar a sua postura inovadora e coerente, os eleitos pelo Movimento iniciaram ontem, 25 de junho, a transmissão online das reuniões da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Souselas e Botão, cuja gravação fica disponível online e acessível a todos. O Somos Coimbra desafia ainda todas as freguesias a seguirem o exemplo pioneiro de Souselas e Botão e a transmitirem online as reuniões das suas Assembleias de Freguesia.
Ler mais informação aqui.
Somos Coimbra promove tertúlia online com o mote “Que estratégias para Coimbra e para a sua Universidade atraírem visitantes?”
Na próxima quinta-feira, dia 2, pelas 21h30, o Somos Coimbra promove uma tertúlia online com o mote “Que estratégias para Coimbra e para a sua Universidade atraírem visitantes?”. O tema surge no atual contexto de forte condicionamento para o turismo devido à pandemia instalada de Covid-19. Do painel fazem parte Assunção Ataíde, presidente da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro, e Luís Simões da Silva, vice-reitor da Universidade de Coimbra (UC). A moderação está a cargo de João Gabriel Silva, ex-reitor da UC.
A transmissão da tertúlia pode ser acompanhada na Página de Facebook do Somos Coimbra e contará com um espaço aberto para questões da assistência.
Mais informação aqui.
Opinião de José Manuel Silva: “Um Bastonário da raia. Não foi fácil, mas valeu a pena”
Para esclarecer umas quantas dúvidas, algumas das quais de carácter menos positivo, para satisfazer naturais curiosidades e para responder publicamente a algumas questões que têm sido colocadas, o vereador José Manuel Silva entendeu publicar um resumido texto sobre a forma como respondeu ao complexo e exigente desafio de liderar a Ordem dos Médicos portuguesa “a partir de Coimbra”.
Ler opinião completa aqui.